O Blog tem por objetivo, desvendar o caminho da verdade sobre a Religião, na opinião e supervisão do conceituado Babaolorixá Fernando de Bará Olodê, também conhecido pela alcunha de, Fernando de Bará, o artista plástico do Mercado Público Central de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

"O EXÚ"


O Exú é o ser responsável por equilibrar as energias flutuantes, sua funcionalidade vem à ser como um filtro. Quando fala-se que é o mais próximo dos seres materiais, se dá por sua carga de energia da alma, que em soma de quando ainda em matéria foi um ser extremamente ruim.Este ser astral, voraz em sua Busca Evolutiva, não vem à ser um flagelo, este existe para ser útil.A evolução de um povo e sua meta objetiva, não compactua com "Mentiras", o Exú não é bom nem ruim, apenas justo. O culto ao Quiúmba e seus Mestres Quimbandeiros já é mencionado à séculos, este povo evoluído, que tem em sua existência a sabedoria, não se corrompe por caprichos, não compactua com a degradação da chamada evolução, tudo em Exú tem que ser objetivo.



"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê. 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O POVO DA RUA SÉC. XXI

Desde sempre os espíritos que habitam nas bandas que vibram em Exú existem. Com o objetivo de equilibrar as variáveis do campo energético, vem sendo degradado e enxovalhado. Codinomes dos Senhores da Rua estão sendo envolvidos, em devaneios humanos materiais e seus desvios de conduta moral. A modernização do Exú não está sendo observada com atenção e os fatos envolvendo suas apresentações "ARTÍSTICAS" dignas de palcos circenses ou de casas de facilidades, não vem sendo levado à sério por aqueles que tem "OBRIGAÇÃO de PATRONAGEM".
Estão dando ênfase à textos retirados da imaginação, o Povo da Rua não compactua com o que está ocorrendo. O Exú de Quimbanda é um espírito, realmente o que vem sendo noticiado nas  "Mídias" causa "Repúdio" no meio social e principalmente no Âmbito Religioso.
A super idolatria, o endeusar e a profanidade nos causa vergonha, de imaginar um Povo trabalhador ser extirpado de sua essência para fins carnais, manchar o nome de um Povo para simples prazer material, para conjunção carnal, aliciação à prostituição e até mascarar o consumo ilícito de drogas, deveria ser levado à justiça.
Aos que não conhecem o "VERDADEIRO ESPÍRITO DE QUIMBANDA" faço um alerta:

"O EXÚ HABITA NOS CAMINHOS, O POVO ESTÁ TE OBSERVANDO, TODOS TEM SUA HORA, AINDA HÁ TEMPO, MAS FAÇA AGORA, POIS ESTÃO ACORDANDO AS SALAMANDRAS, E OS GENERAIS VEM GUIANDO SEUS FERRÕES EM FOGO, QUANDO A HORA CHEGAR, NÃO VAI ADIANTAR CHORAR"...




"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê. 


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Homossexualismo...

Independente da concepção sexual individual de cada membro da fraternidade, a orientação sobre o gênero não é tratada com imposição intransigente sobre a intolerância preconceituosa da ótica primitiva e desorientada das demais religiões.
O homossexual não é tratado como doente, assim como existe a "aceitação social" no âmbito fraternal, as diferenças é que nos mostram o quanto "normais" somos nós.
Os termos pejorativos usados para rotular a homossexualidade não deve existir no meio religioso. Reitero que, em conta de nossos fundamentos, o ser humano não pode existir sem orientação religiosa, pessoas com opção sexual diferenciada, fora dos padrões sociais estéticos, com limitações psicológicas, má formação motora e especiais de todos os gêneros conhecidos, devem ser integrados e tratados com respeito à integridade física e psicológica do seu ser, que é humano.
A influência de um Orixá não é determinante sobre a opção sexual de um ser.
Todos os membros de uma fraternidade religiosa, tendem à assumir por si o que realmente o diferencia individualmente, pelo simples fato da aceitação do ser, sem preconceitos.
Assim também se faz esta forma individual de ser na Umbanda e Quimbanda.
Sobre os espíritos que manifestam-se em incorporação mediúnica, estes devem respeitar e assim o fazem à concepção da orientação sexual de cada um. À propósito, espírito não tem opção sexual, mas sim gênero. Por esse fato é inverdade dizer que um espírito de gênero oposto ao do médium, pode alterar seu comportamento, sua postura e principalmente sua opção sexual na vida cotidiana.
Quanto as vestes e adornos, isto depende unicamente da orientação doutrinária, respeito aos direitos e deveres de quem está colocado como:  MENTOR, CACIQUE DE CIARA, PATRÃO DE EXÚ E BABAOLORIXÁ.



"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Autruísmo...




Quando escuta-se falar sobre praticar o bem, existe os chamados "aproveitadores do momento". Somente ressalvo que autruísmo não pratica-se esperando qualquer tipo de retorno.
Caridade nos Cultos existe somente na UMBANDA, seja ela de mesa, roda ou roça. Existe uma troca de energias, a Umbanda trabalha em Lei.
Espírito Pagão vem de um termo perjorativo imposto pelos Monsenhores da Santa Igreja, o que não corresponde e não abrange a verdade. Afirmar que espírito pagão é o mesmo que  espírito sem luz também é uma inverdade, até porque o correto seria terem afirmado "Alma Pagã" como identificação.
Um dos maiores atos de autruísmo, é o médium, ou melhor deveria ser o médium de incorporação. Na Umbanda doa-se ou doava-se por completo à caridade.
A Umbanda demonstra a capacidade e o alcance de uma legítima fraternidade.
Uma orientação ao caminho espiritual não requer o flagelo da alma e sim a cumplicidade astral com a comunhão dos que habitam o material.
Para a Umbanda o médium não tem preço, mas demonstra o seu legítimo valor, quando pratica o autruísmo na pura e simples caridade.

"FAZER O BEM SEM OLHAR À QUEM"...


"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê. 





terça-feira, 10 de abril de 2012

O Primeiro...


   

Para um bom início de assunto, devo esclaracer que realmente estamos vivenciando uma nova "Era" no que se refere à Religião de Nações Africanas, Mesas, Rodas e Roças de Umbanda e  Bandas de Exús. Sou de um tempo considerado "Arcaico", até deve ser realidade, este foi o motivo de me colocar em posição de defesa de minha "Amada Religião", mas não significa que neste momento irei me colocar como "O Representante da Religião" em Pleito Eleitoreiro, até porque seria Circunstancial meu posicionamento e não abrangeria meus "Legítimos Ideais", sou fiél a minha Origem e principalmente,  minha Índole não tem preço, mas tem muito valor para mim e aos que dependem de minha Excelência ao trato de expôr minha Religião.
 O Princípio  está sendo tratado com desdenho, "O Exú", é aquele que Caminha, por tanto teve sua vida Material, este ser não retoma seu perfil imaturo em Alma quando manifesta-se em Cultos da Quimbanda, mas sim retrai sua eminente face da revolta por estar fora do mundo Material em Carne, não concordo com os devaneios de Carnaval, Paradas e Cortes Pomposas a um Povo tão discriminado dentro da própria Cultura Religiosa à qual este esta Fadado a ser a primeira defesa, tenho repúdio principalmente quando Sacerdotes  vem à Publico expôr seu preconceito sobre um assunto tão complexo, mas concordo que está passando da hora de haver uma intervenção, somente faço lembrar que a culpa é de quem Começa Errado.
 Existem "Casas" boas, basta não se deixar levar pelas aparências....  



"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê. 




segunda-feira, 9 de abril de 2012

NAÇÃO...


                                                                           
Nos parâmetros atuais de nossas "Nações de Cultos aos Orixás", vejo um certo Delírio desnecessário  quando referem-se às Tradições Culturais de outras signatárias Religiosas.
É Ridículo afirmar que, Nossa Senhora dos Navegantes, Carnaval,Quaresma,Semana Santa, Sábado de Aleluia, Domingo de Páscoa, são de Origem somente Européia, está faltando no mínimo um certo conhecimento de Geografia, Mitologia e principalmente da História destes Cultos. Até porque,  para haver uma abrangência Correta, deveria-se  falar  sobre suas Origens, o preconceito sobre estas comemorações está exagerado. Se faz tanta diferença aos "Atuais Africanistas", então vamos conflitar e debater sobre, o "Dia de Reis, Natal, S.Jorge, Sto. Antônio, S. Pedro, S. Miguel", entre tantas datas de Origem do Calendário Católico e Cristão.
 Nos dias atuais temos o das Mães, dos Pais, das Crianças e tantos outros, se repudiar-mos uma data específica, no mínimo estamos sendo "hipócritas", sou a favor de toda "Cultura de Tradição Religiosa", que possa ou Inclua minha "Amada Religião" no Calendário de Comemorações Brasileiras, mas isto não significa que, "Os Orixás", irão se fazer presentes "Ocupando seus Filhos", à luz do Dia ou da Noite. Muito menos um "Renomado Sacerdote", responsável por uma Gôa e principalmente os Orixás, iriam Expôr seu filho "Virado no Santo", publicamente para o Leigo.
Posicionei-me a favor da ampla e direta ,"Exposição Culta dos Funadamentos", justamente para ter fim esta "Onda Negativa" de que Tradição, Cultura e Fundamento, não tem os mesmos objetivos, nossa Hirarquia provém do "Culto Tradicional Religioso aos Orixás", esta forma moderna de dizer que, Tradição não é Fundamento é no mínimo Ofensivo à Hierarquia de uma Gôa, pois são através destes posicionamentos que os Filhos demonstram a Falta de preparo, ou no correto, a Incapacidade de Carregar e administrar a reponsabilidade que acarreta alguém que intitula-se ainda Sacerdote .
_Existe no R.S. uma Onda Contrária a abertura dos Fundamentos, mas em contra-partida os mesmos se Expõem de uma forma no mínimo Vergonhosa, ridicularizando à quem realmente Cultua Religião de Nação. Exposição de Adeptos praticando o Sacrifício, Vandalizando o Patrimônio Público e Privado, agressões Verbais e de vias de Fato, Filmagens e Fotografias de Orumalés em festas de Batuque, sem falar nos Declíneos Egocêntricos e Narcisistas de muitos que atualmente se titularizam Altos Sacerdotes da Religião Africana.
"Mas afinal vamos assumir que a Culpa é nossa, dos Pais".



"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê. 

sábado, 7 de abril de 2012

"Semana Santa"


                       
Ao referir-me sobre Semana Santa e sua "Origem", vem duas Explicações, a leiga que provém D.C., e a Origem verdadeira que vem de um desígnio do Criador,  anterior ao nascimento, portanto Cultura Básica Ortodoxa, chamada Blasfêmica dos Primitivos, aonde culturas à Mágia Antiga, acreditavam que suas energias maléficas batiam as portas dos que eram conhecidos como falsos Profetas, ou Magos da Escuridão. Primeiro feito, foi o sacrifício de uma Ovelha, seu sangue marcaria as casas aonde se encontravam pessoas de fé em Deus (Adonái), Moisés, Egito Antigo (Continente Africano), pois Deus liberaria as Energias negativas.
 Sobre calendários, vivemos um diferente desta Época, mas não vem ao caso. Portanto  a Semana Santa é sim Cultura Básica do Continente Africano. A Crença em um Cristo, provém do Povo Judeu que habitava e ainda o faz no Continente, dia de Ramos também, este é o primeiro motivo de não comer carne vermelha de quinta à sábado, de fato para quem domina um pouco de História já soube sobre o "Maná de Adonái", alimento fornecido por Deus, aos seus Fiéis, também é Culto saber que em sexta Santa não se Comunga o Corpo de Cristo, novo Testamento. Egípcios, Judeus, Israelenses, Hebreus, dentre outros,  são povos de Origem Africana, nem por isto sentem-se perseguidos, claro ia me esquecendo que vai ter quem diga:
- sim não são "Negros"!!!
  Mas hoje a grande massa que pratica o que chamam e rotulam Africanismo são Brancos, antes que alguém me acuse de Racismo sou descendente de Escravos, por tanto sou sim "Afro", a propósito o apartheid já Terminou a muito tempo.  

"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.  

"Chamada do Sábado de Aleluia"


                                                 
Posicionando-me à favor do respeito ao próximo, esclareço que o Sábado de Aleluia para os Umbandistas, mesmo para quem afirma não ter ligação por tratar-se de uma data de concepção Católica, devemos de Respeitar.
 Nunca soube de Sacerdotes tanto do Batuque quanto da Umbanda que não respeitasse para ser respeitado, sobre a chamada feita tanto para os Santos Guerreiros da Umbanda quanto os Orixás, além da Inclusão, também refere-se à Unidade Religiosa de uma Comunidade...


"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Carta ao Leigo"...


                         
Saudações a quem possa interessar....

Através desta ferramenta, tenho como dever esclarecer que, toda "Religião" é Boa.
 Quando se faz em unidade, reitero que, todo "Ser Humano" tem o direito ao esclarecimento, ao integrar um Culto Religioso o mínimo é saber aonde está entrando e principalmente nunca o faça apenas por Curiosidade.
 O grande "Poder Religioso" é o de Unificar e desmistificar os "Segredos da Fé".
Não estou passando nada de informações que prejudique os "Verdadeiros Sacerdotes", até porque, é Direito de ter suas dúvidas sanadas e não impôr Medo para obter lucro descabido, utilizando-se de "Má Fé".
Religião é feita de "Sacrifícios", como se diz: "Religião se começa na Cozinha".
Filhos de Salão são feitos através do dinheiro, de quanto consegue pagar.
 Só existem dois "Lados da Religião", o de Dento e o de Fora!..
Não que seja errado cobrar, mas, tudo tem limites!...
Fui feito, ou aprendi assim, não são respostas de quem realmente sabe o que está fazendo, principalmente quando tratar-se de problemas reais de Pessoas reais, quanto aos termos:
 está enfeitiçado, te Danaram, não que seja invenção,  mas estranho pois, quando procura-se um Mentor é para ser guiado por um caminho mais ameno e ao contrário disto, significa cabresto pelo medo.
Fico admirado com a capacidade de Profanação do Ifá, bater búzios para saber se há uma traíção ou se vai conseguir obter lucros fáceis, como ouvir isto???
Babaolorixá é aquele que tem as responsabilidades de integração e o poder da Hierarquia de uma ou mais "Nações Africanas", independente do que se quer, sempre prevalecerá os fundamentos, que "Devem ser Passados", fundamento pode ser aberto ao público sim, Doutrinas depende unicamente de que forma foi absorvido o conhecimento e assim será passado internamente para os integrantes de uma Casa.
Formatura relâmpago não existe, nossa Religião é como um grande Conglomerado de uma Rede de Ensino, mas temos muitos que acreditam na compra de ...............mas o conhecimento não pode ser "Erudito", até porque, sem conhecimento "Culto" é decoréba, mas ao lidar com pessoas temos situações adversas que fogem ao domínio do Erudito.....
Sejam atentos,  prestem atenção de como é o Regime desta ou daquela Casa, a qual pretende frequentar, não sejam mantidos sobre o Cabresto do Medo, o conhecimento está aí, Basta saber onde Procurar, procure e fique atento,  não seja Enganado....


"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Suicidas, os Flagelos em Alma...


 
A intervenção direta  da Alma sobre o desenvolvimento do Espírito, abre um precedente ao Flagelo do Espiritual, aonde os já somente Astrais rotulam como Egoísmo, o Élo Astral  com o Material é muito Tênue.
 Todas as culturas Espiritualizadas afirmam que,  o ser Material ao atentar contra sua própria Existência estará fadado a habitar em um local com muitos nomes dependendo da Origen Cultural!...
Os seres Astrais e os Materiais afirmam que :

    "O INFERNO É AQUI MESMO"

Este provém da terminologia  Egoísta, mas que na realidade significa "MAR DE BRÊU".
Neste local estão ali depositados os Flagelos em Alma e não Espíritos,
Esta determinação  vem dos Astrais que são as Luzes das Castas em Linha que se chamam:

 "Línea Ilumini Expiriti".

Em cada Cultura Material,  diversificam-se os nomes dados aos seres agora Flagelos,

 ALMA PENADA, ESPÍRITO ZOMBETEIRO, QUIÚMBA E EGUM....

Alma Penada provém do continente Americano, Espírito Zombeteiro é remanescente do continente Europeu, Quiúmba derivou de terminologia Haityana e Africana, adotadas por Cultos aos Espíritos nas Américas  Central e Sul, Egum provém da terminologia Africana utilizada para determinar o fim de uma existência em Nação, passada adiante, foneticamente como todos deveriam de saber sobre uma língua "Casco", da mistura do Yourubá, Bantú e Nagô. É como descrever que:
  Atotô (Silêncio), Ateté(o que vai), as terminologias como em qualquer língua Casco, tem variações dependendo unicamente de sua colocação.
Almas Penadas  são aqueles que, apegaram-se sentimentalmente ao local de sua transição Material, também em Energia podendo manifestar-se em Objetos pessoais.
Espírito Zombeteiro  é a Alma Possessiva, que influencia seus Entes e afins, aos quais teve ligação  consanguínea  e ou inclusive afinidade como cônjuge e amigos...
Quiúmba é o Espírito Almado, usando de termo "chulo", sem Luz, não teve em sua passagem material "Doutrinas Espiritualizadas", contundentes, suficientes para atingir um grau de Evolução Espíritual e Espiatório, para até então sua Alma. Estes são os  Suicidas, Homicidas, Genocídas, aqueles que em vida material não prepararam-se para a viagem, como os que sofrem Acidentes, os que tiveram suas vidas materiais abreviadas abruscamente e não aceitam a partida do mundo Material.
Egum  é aquele que em vida Material teve Obrigação, sobre guarda das Nações Africanas, sempre expressando claramente, acima de Obrigação de Angola, abaixo desta não existe consideração como Espírito de Nação...




"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Verdade Incontestável"



                                                                    Absoluta


Podemos tentar contestar uma Verdade,  mas se for absoluta, esta sempre prevalecerá...
A Verdade da existência de uma vida Espiritual e o Mundo Astral, vem sendo contestada há muito tempo, mas sem obter Êxito, Céticos do mundo inteiro, tentam comprovar esta tese da "Inexistência" da Vida pós-mortém, contestam mas não comprovam, ao contrário quando aprofundam-se no mundo do Espiritismo e da Mediunidade, terminam sendo as testemunhas mais fiéis da "Verdade Absoluta e Incontestável da Existência em Espírito e do Mundo Astral".





"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.





Audiência com o Mestre... 4


                                                   Parte 4

Após um instante de silêncio absoluto e aterrador, a porta  onde o menino em Luz passara abriu-se, o menino dirige-se ao consulente e diz:
- Entre que o seu Sr. o aguarda...
Entrou porta adentro, em um ambiente amplo com iluminação de descanço, ao observar em todo o ambiente admirou uma espécie de Divã aparentando ser feito de junco, neste móvel havia um ser deitado de lado...
Pontualmente, ergueu a cabeça, o ambiente tornou-se em luz, olhou o consulente mas não conseguia encarar o ser, o mesmo disse:
-Aproxime-se, não tema, você está na casa do Sr.
 A luz tornara-se intensa,  mas era esclarecedora e não ofuscava o olhar, sua face era Áurea, apresentava uma barba espessa com cor de mel, seu olhar era profundo como o Infinito,
 trajava uma espécie de "Kafta" da cor do linho crú, aos pés calçara uma sandália de couro crú.
Disse o Sr.:
- Toque minha face...
 o consulente  levara a mão direita sobre a face do lado esquerdo, passara levemente sobre a barba, ergueu sua cabeça,  vislumbrou  o olhar deste ser, que aprofundara-se mais do que o infinito, em êxtase este entra em pensamentos em breu, assim desligando-se, quando retorna em pensamentos, sua audiência, é interrompida....  

"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "

Fernando de Bará Olodê.