O Blog tem por objetivo, desvendar o caminho da verdade sobre a Religião, na opinião e supervisão do conceituado Babaolorixá Fernando de Bará Olodê, também conhecido pela alcunha de, Fernando de Bará, o artista plástico do Mercado Público Central de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VULTOS DE ODUNS

Na história dos Negros Cativos,
 quando os mesmos eram açoitados em represália à algo que foi julgado errado, 
sangravam no Pelourinho ou Tronco,
 e eram deixados para serem recolhidos por seus irmãos de senzala.
Sempre em toda senzala havia um ancião responsável por fazer o agrado aos Orixás,
 este mesmo era o que passava os ensinamentos ancestrais aos mais novos, 
quando era retirado o Negro açoitado, juntava-se do pé do Pelourinho ou Tronco,
 o Axorô do filho misturando-o à terra do mesmo local, dentro de um Coité, 
levado imediatamente para uma peça da senzala,
 à qual os Negros tinham em Sincretismo imagens, 
de Santos Católicos, atrás deste local(Altar), 
havia um recuo, conhecido como Roncó,
 aonde o Negro velho portador da milenar arte de moldar vultos,
 estava aguardando que trouxessem o Coité.
Era moldado o vulto do Orixá Regente do Eledá do então Filho de Santo,
 que agora deitou em sacrifício sobre as honras dos Orixás.

Observação:
Este foi o verdadeiro motivo de usar-se até os dias de hoje,
 a expressão:
" ARRIAR-SE PARA O ORIXÁ".

"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "


Fernando de Bará Olodê.