O povo de Cruzeiro tem diferenças que se tornam muito acentuadas, quando em comparação ao restante das falanges de Exú.
Como em todas as outras linhas da Religião Afro-umbandista, o povo de Exú também tem os responsáveis pelos cortes, pelos caminhos, pelos sentimentos, e etc...
O que me refiro não se diz em comparação com os Orixás, mas sim em própria diferenciação de uma casta de espíritos de mesma graduação de luz e alcance.
O Dono do Corte
Na linguagem de povo de Exú, existe o dono do corte, este se chama "Ogum da Rua das sete Encruzilhadas", o que para os antigos feitores de linhagem de Exú é fundamento, hoje os novos consideram invenção, este codinome existe em todas as linhas e culto Afro-umbandista, por este motivo que afirmo "OGUM" é o dono corte independentemente do que as pessoas desejam, pois esta condição foi dada à ele, e somente com ele se dá por feito.
O Dono dos Caminhos
Na linhagem de Povo de Exú exste o dono dos caminhos, este se chama "Exú Bará da Rua", neste campo espiritual também estes dois formam uma tríade juntamente com a representante feminina.
Exú Bará da Rua é responsável pelos desafios de aberturas e fechamentos de caminhos, proteção, movimentação de energias positivas e negativas.
Exú Sete Encruzilhadas
Este é um representante de grande alcance de força energética, juntamente com a casta de Exú de Rua, ele demanda nas curas de doenças espirituais, dentro da linhagem compete à ele formar as Patronagens, pacto entre os povos dependem do contato deste com os demais, isto é observado latente mente no modo de trato do povo em geral com este Exú em especial, não que ele tenha uma posição acima dos outros, mas como todos ele tem sua importância de existir.
"Asé oni Esú Bará Olodê"
" Energia do que Caminha no Caminho de Barro "
Fernando de Bará Olodê.