No decorrer de uma vida em Yllê, convivemos com os segredos da Religião.
Dentro dos fundamentos de um Babaolorisá ou Yalorisá, estão os segredos de seus antepassados: HIERARQUIA.
Quando um Yaô forma-se Babalaô não significa a condição de "Arriar Orisás", esta prima formatura aumenta seus deveres perante o zelador e os iniciantes.
Para os Yaôs, o Babalaô é aquele que permanece in Gôa, este ainda não tem permissão de levar seus Orisás pra casa, até por não ser "Apresentado à sua África".
Um Yaô que deita para chorar em "Apronte de cabeça" e faz obrigação Motumbô(Assentamento de no máximo 5 Orisás em serão de 4(quatro) pés), após ser aliviado, este será apresentado como Babalaô à sua família religiosa.
Conforme grau de compreensão e de sua estabilidade psicológica e emocional, os formandos deverão ser apresentados aos residentes dos "AFORIS oni BALLÉ", pelo fato que em formatura de zelo, onde o governo e o levar os Orisás em África para casa do novo zelador, aflige uma obrigação hierárquica, onde 9(nove) meses após a África estar em Yllê, este novo deverá aceitar os Antepassados em Herança.
- Ballé/Poço/Buraco;
- Sora inu Afori-Ballé/ Saco/Talha/Gamelão/Panela;
- Atotô inu Ballé;
- Kamucá / Timbuá / Sapatá / Ziná.
"Asé oni Esú Bará Olodê"
"Energia do que Caminha no Caminho de Barro"
"Fernando de Bará Olodê"